No mundo da construção civil, existem vários tipos de serviços prestados. As obras de artes especiais (OAEs), são construções que demandam grande quantidade de mão de obra e que causam um impacto maior na extensão onde são feitas. Geralmente, são serviços prestados para o poder público.
Quando uma obra de arte especial está prestes a ser construída, o objetivo já é claro, a transposição de algum obstáculo: braço de mar, rodovias, rios, montanhas, entre outros, tem também aquelas que tem o intuito de melhorar a mobilidade de alguma área.
Os principais tipos de obras de arte especiais e mais usados são:
Pontes: Para transpor o deslocamento sobre algum rio ou baía na costa do mar.
Passarelas: Com finalidade de locomoção de pedestres.
Túneis: Para transposição de montanhas ou grandes pedregulhos.
Viadutos: Transpor vales ou outras vias.
Barragens, canais e dique são consideradas obras de arte especiais, devido a grande utilização de concretos e a sua infraestrutura. Por serem obras geralmente de grande porte, que demandam muito tempo e recursos investidos, um estudo prévio e minucioso precisa ser feito para que não se construa fora das normas técnicas e de segurança.
O orçamento do projeto deve ser feito nos projetos executivos, analisando o custo x benefício e a solução técnica adequada. A eficiência da obra consiste na redução de seus custos de operação e de manutenção (evitando altos custos com reparos), na performance (tendo um bom desempenho) e no seu tempo de vida útil. No âmbito do impacto na paisagem, é importante que o projeto esteja em sintonia com a localidade, o meio ambiente e a cultura local. Desse modo, uma boa aparência pode amenizar o impacto visual causado pela obra, podendo se tornar até mesmo um ponto turístico da sua região.
Portanto, a funcionalidade da estrutura construída não é apenas ‘‘atalho de acesso’’. Obras de arte especiais, sejam elas quais forem, precisam atender aos padrões de segurança, velocidade, capacidade de tráfego, iluminação entre outras normas, sendo de suma importância para a mobilidade urbana e da vida das pessoas.